
Gustavo Engracia, Carlo Mossy e Kate Hansen em "A Volta do Regresso"
Primeiro o delírio; depois, a precisão. Continuidade?
Cinebiografias já não são novidade para Milos Forman; a idéia parece ser não se furtar de romantizar razoavelmente os acontecimentos em prol de defender idéias que transcendem as personagens. Os resultados nunca são brilhantes nem desprezíveis. Trata-se de uma faca de dois gumes: quanto mais "admirável" a personalidade, em tese melhor o filme; mas o excesso de respeito desestimula maiores ousadias. O que sobra são algumas atuações inesquecíveis, embora, por exemplo, Courtney Love não chegue aos pés da verdadeira Althea Flynt, enquanto Jim Carrey excede Andy Kaufman em todos os aspectos.
Os filmes de Ettore Scola são, em geral, decepcionantes. "Nós Que Nos Amávamos Tanto" tem uma premissa muito interessante, a de contar cerca de 25 anos de história do pós-guerra italiano por meio de um trio de personagens que, se na resistência eram todos iguais, ao voltarem à vida civil, suas diferenças abissais (um é burguês, outro proletário, e o outro, intelectual) os separam; o que os liga é o amor a uma mesma mulher (o elenco é grande). Infelizmente, o belo argumento é arrasado por uma realização precária.
Um belíssimo cartaz e os curiosos grafites nas tapadeiras de São Paulo são sabotados por um trailer repulsivo e por um boca-a-boca desestimulante mesmo quando rasgadamente elogioso: o enredo e, principalmente, as personagens de "A Concepção" são quase repugnantes. Um ótimo elenco e um uso adequado da linguagem (sem revolução) compensam e deixam a dúvida: é uma gozação, não? Se é, o filme ganha muitos pontos. Integrantes da equipe estão deixando comentários ofensivos nos blogs que criticaram o filme? Se for gozação...
"Bizita Q": Takashi Miike fez o "Teorema" japonês!
Apesar de ter acabado, ainda não acabou.
P. S. A partir deste texto, não pretendo mais reproduzir o conteúdo que vocês podem encontrar aqui. E para quem gosta de música, recomendo que apareçam por aqui; atualizações quase diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário