A gruta é mais extensa do que a gruta

    follow me on Twitter

    segunda-feira, abril 14, 2008

    6 anos na tela

    Lembram do que um tobogã disse para o outro? Pois é. Quanto eu tinha a idade deste blog, eu começava a escrever (dois anos depois, publicava meu primeiro texto em livro). E escrever (embora sem preocupação com a qualidade do texto) para este espaço, por mais esporadicamente que isto ocorra, devido a muitos outros compromissos, tem sido interessante não apenas pelo estímulo a uma crescente formação de repertório, mas principalmente pelo convívio com colegas; poder trocar experiências e aprender é fundamental, e é esta a razão pela qual esta página tem sido atualizada, desde 14 de abril de 2002 (talvez seja o primeiro blog em língua portuguesa a tratar exclusivamente de cinema _pelo menos, nunca ouvi falar de algum mais antigo; se alguém conhece, por favor, me avise). Agradeço a todos os que participaram e participam.

    Falando em formação de repertório (e também para não deixar a data passar muito em branco), a seguir faço algo que detesto, mas que é muito popular entre blogueiros: uma lista. Minha encrenca com as listas é não gostar de fazê-las (não vejo prazer algum neste exercício) e sempre ficar insatisfeito com o resultado, efêmero demais. Mas as listas alheias são sempre interessantes, especialmente se trazem filmes ainda desconhecidos _é sempre um estímulo. E eu sempre esperei que este site fosse justamente isso: um estímulo para que outras pessoas descobrissem filmes e aumentassem o seu amor pelo cinema (há quem reclame que eu só fale agora de filmes antigos e de diretores "desconhecidos"; não entendo o motivo da reclamação).

    A lista a seguir é apenas uma relação solta (mas em ordem cronológica, concentrada especialmente entre as décadas de 1910 e o início da de 1950) de alguns dos melhores filmes (as menções honrosas vão para filmes excelentes e imperdíveis; as obras-primas...) que andei vendo (ou revendo) nos últimos meses; não são os "melhores filmes de todos os tempos" nem necessariamente os meus preferidos (e muitos poderiam entrar ou sair da lista, em caso de revisão _e deixei muita coisa muito boa de fora, além de ter colocado alguns que devem ser considerados, oh, "polêmicos"). É apenas um modo de recordar o que tenho visto de bom ultimamente (e para quem quiser saber os títulos em português, recomendo o Google). "A Volta do Regresso" é hors-concours, claro.

    Obras-primas:
    Die Puppe (Lubitsch, 1919)
    Der Müde Tod (Lang, 1921)
    Sherlock Jr. (Keaton, 1924)
    The Iron Horse (Ford, 1924)
    Dura Lex (Kulechov, 1926)
    Napoléon (Gance, 1927)
    Arsenal (Dovzhenko, 1928)
    The Crowd (Vidor, 1928)
    Dr. Jekyll and Mr. Hyde (Mamoulian, 1931)
    M (Lang, 1931)
    Otona no Miru Ehon - Umarete wa Mita Keredo (Ozu, 1932)
    Design for Living (Lubitsch, 1933)
    The 39 Steps (Hitchcock,1935)
    Modern Times (Chaplin, 1936)
    The Shop Around the Corner (Lubitsch, 1940)
    Saboteur (Hitchcock, 1942)
    Meshes of the Afternoon (Deren, 1943)
    The Seventh Victim (Robson, 1943)
    Vredens Dag (Dreyer, 1943)
    Phantom Lady (Siodmak, 1944)
    A Matter of Life and Death (Powell & Pressburger, 1946)
    Fort Apache (Ford, 1948)
    Begone Dull Care (McLaren, 1949)
    Francesco, Giullare di Dio (Rossellini, 1950)
    Europa '51 (Rossellini, 1952)
    Pickup on South Street (Fuller, 1953)
    The Searchers (Ford, 1956)
    Popiól i Diament (Wajda, 1958)
    Shadows (Cassavetes, 1959)
    La Jetée (Marker, 1962)
    Ride the High Country (Peckinpah,1962)
    Il Gattopardo (Visconti, 1963)
    The Nutty Professor (Lewis, 1963)
    Yûkoku (Mishima, 1966)
    Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (Marins, 1967)
    Os Deuses e os Mortos (Guerra, 1970)
    El Espíritu de la Colmena (Erice, 1973)
    Pat Garrett & Billy the Kid (Peckinpah, 1973)
    Scener ur ett Äktenskap (Bergman, 1973)
    Bring Me the Head of Alfredo Garcia (Peckinpah, 1974)
    The Killing of a Chinese Bookie (Cassavetes, 1976)
    Os Canibais (Oliveira, 1988)
    Olhos de Vampa (Rogério, 1996)
    The Blair Witch Project (Myrick & Sánchez, 1999)
    Belle Toujours (Oliveira, 2006)

    Menções honrosas:
    The Musketeers of Pig Alley (Griffith, 1912)
    Prästänkan (Dreyer, 1920)
    Cops (Keaton, 1922)
    The Thief of Bagdad (Walsh, 1924)
    Shakhmatnaya Goryachka (Pudovkin, 1925)
    It (Badger,1927)
    Wings (Wellman, 1927)
    La Petite Marchande d'Allumettes (Renoir, 1928)
    The Wind (Sjöström,1928)
    Hallelujah! (Vidor, 1929)
    The Love Parade (Lubitsch, 1929)
    Dishonored (Sternberg, 1931)
    La Chienne (Renoir, 1931)
    The Public Enemy (Wellman, 1931)
    Love Me Tonight (Mamoulian, 1932)
    Zéro de Conduite: Jeunes Diables au Collège (Vigo, 1933)
    The Lost Patrol (Ford, 1934)
    Camille (Cukor, 1936)
    Man Hunt (Lang, 1941)
    The Strawberry Blonde (Walsh, 1941)
    The Leopard Man (Tourneur, 1943)
    The Ox-Bow Incident (Wellman, 1943)
    This Land Is Mine (Renoir, 1943)
    At Land (Deren, 1944)
    The Woman in the Window (Lang, 1944)
    Scarlet Street (Lang, 1945)
    Duel in the Sun (Vidor, 1946)
    My Darling Clementine (Ford, 1946)
    The Big Sleep (Hawks, 1946)
    L'École des Facteurs (Tati, 1947)
    Odd Man Out (Reed, 1947)
    Force of Evil (Polonsky, 1948)
    Portrait of Jennie (Dieterle, 1948)
    She Wore a Yellow Ribbon (Ford, 1949)
    Thieves' Highway (Dassin, 1949)
    White Heat (Walsh, 1949)
    Stage Fright (Hitchcock, 1950)
    Stars in My Crown (Tourneur, 1950)
    Wagon Master (Ford, 1950)
    Miracolo a Milano (De Sica, 1951)
    The River (Renoir, 1951)
    Angel Face (Preminger, 1952)
    The Marrying Kind (Cukor, 1952)
    The Big Heat (Lang, 1953)
    A Star Is Born (Cukor, 1954)
    Track of the Cat (Wellman, 1954)
    Les Yeaux Sans Visage (Franju, 1960)
    The Bellboy (Lewis, 1960)
    The Deadly Companions (Peckinpah, 1961)
    Shock Corridor (Fuller, 1963)
    Lorna (Meyer, 1964)
    The Naked Kiss (Fuller, 1964)
    Jôi-uchi: Hairyô Tsuma Shimatsu (Kobayashi, 1967)
    Jag Är Nyfiken - En Film i Blått (Sjöman, 1968)
    Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta) (Marins, 1970)
    Finis Hominis (Marins, 1971)
    Ludwig (Visconti, 1972)
    Up! (Meyer, 1976)
    Opening Night (Cassavetes, 1977)
    Beneath the Valley of the Ultra-Vixens (Meyer, 1979)
    Out of the Blue (Hopper, 1980)
    Superman III (Lester, 1983)
    Phenomena (Argento, 1985)
    Superstar - The Karen Carpenter Story (Haynes, 1987)
    Topâzu (Murakami, 1992)
    Heat (Mann, 1995)
    Rushmore (Anderson, 1998)
    Ôdishon (Miike, 1999)
    La Ciénaga (Martel, 2001)
    The Brown Bunny (2003)
    A History of Violence (Cronenberg, 2005)
    Mary (Ferrara, 2005)
    Ne Touchez Pas la Hache (Rivette, 2007)

    Nenhum comentário:

    Na platéia