A gruta é mais extensa do que a gruta

    follow me on Twitter

    terça-feira, julho 19, 2011

    Top 20 Hitchcock

    A mostra completa de Alfred Hitchcock está agitando os cinéfilos paulistanos, e com razão. Infelizmente, eu não tive tempo de conferir muitos dos meus filmes preferidos desse familiar diretor britânico na tela grande, onde devem funcionar melhor que nunca.

    Curiosamente, no início do ano, em viagem à casa de meus pais, aproveitei a folga para terminar de ver uma caixa de DVDs que meu irmão me trouxe da Califórnia com quase todos os filmes da fase inicial do mestre do suspense. Foi ótimo comparar o cineasta que Hitchcock se tornaria com seus primórdios _ ficando claro que, tristemente, se o diretor vivesse nos tempos de hoje, dificilmente teria uma carreira.

    O crescimento de meu repertório _ é bom lembrar que vi meu primeiro Hitchcock, "Janela Indiscreta" (meu preferido até hoje), aos 8 ou 9 anos de idade, ficando fã instantaneamente e vendo tudo o que pudesse, ainda na era dos VHS _ fez também com que eu viesse a concordar com David Bordwell, por exemplo, que hoje o vê como um cineasta um tanto superestimado. Claro que isso depende do referencial e não apaga o fato de que se trata de um cineasta que realmente merece o epíteto de mestre.

    Como a Liga resolveu elaborar um ranking com atribuição de notas de 0 a 10 (entre parênteses) para todos os filmes do nosso amigo, a confecção dessa lista a seguir é quase automática. Obviamente, as posições devem mudar assim que os filmes forem revistos e a paixão por eles reestimulada ou decrescida. Dos filmes elegíveis, seis _ "The Pleasure Garden", "Downhill", "Murder!", "Mary", "Waltzes from Vienna" e "Mr. & Mrs. Smith" _ não foram considerados porque ainda não os vi. E um sétimo, "Dial M for Murder" (preferi deixar todos os títulos no original para evitar confusões, já que "O Ringue" virou "O Aviso" e "O Ilhéu", "Pobre Pete"), também ficou de fora porque foi visto há tempo demais para que eu possa considerá-lo sem cometer injustiças. Quem sabe no futuro surja outra oportunidade como esta e eu possa comparar como minhas predileções mudam com o tempo...

    1 - Rear Window (10)
    2 - Vertigo (10)
    3 - The 39 Steps (10)
    4 - Notorious (9,5)
    5 - Saboteur (9,5)
    6 - Sabotage (9,5)
    7 - The Birds (9)
    8 - Psycho (9)
    9 - Stage Fright (9)
    10 - Strangers on a Train (9)
    11- Shadow of a Doubt (8,5)
    12- Family Plot (8,5)
    13 - North by Northwest (8,5)
    14 - Foreign Correspondent (8,5)
    15 - The Man Who Knew Too Much - remake de 1956 (8,5)
    16 - The Man Who Knew Too Much - de 1934 (8)
    17 - Rebecca (8)
    18 - Lifeboat (8)
    19 - The Lodger: A Story of the London Fog (8)
    20 - Frenzy (8)

    Compilada a lista, com base em notas dadas ao longo dos anos, desconfio da mesma de imediato. Será que "Strangers on a Train" merecia posição tão alta? "Shadow of a Doubt" não merecia estar alguns degraus acima? "The Trouble with Harry", que também tirou nota 8, poderia ter entrado? E por que "Blackmail", do qual tenho lembrança tão forte, ficou de fora? Ótima oportunidade para rever esses filmes e reembaralhar essas cartas, sempre que possível...

    7 comentários:

    Marcelo V. disse...

    Já estou achando que "Interlúdio" deveria trocar de lugar com "Os 39 Degraus"...

    Ailton Monteiro disse...

    As aparições mais polêmicas são as de SABOTAGE, LIFEBOAT e STAGE FRIGHT, que são filmes pouco cotados entre as obras do mestre. Legal ver as posições de OS 39 DEGRAUS e TRAMA MACABRA.

    Marcelo V. disse...

    "Sabotage" eu acho brilhante, talvez até melhor que "Os 39 Degraus"... "Stage Fright" foi uma surpresa gigantesca. "Lifeboat" acabou entrando por falta de filme melhor (lembrando que não revi "Disque M..."), mas acho que pelo menos "Blackmail" poderia tê-lo ultrapassado, não sei... Vou precisar rever tudo!

    Sérgio Alpendre disse...

    a graça é essa. Prazo de validade curto para as listas.

    Marcelo V. disse...

    Essa aí não durou nem dez minutos... Mas é bem legal comparar as preferências, mesmo que efêmeras.

    BillyCapra disse...

    Finalmente atualizou, Hitchcock sempre é um bom (excelente) motivo.

    Marcelo V. disse...

    Valeu, Billy. Mas também acho saudável não ficar atualizando quando a proposta deste site não puder ser cumprida.

    Na platéia