A gruta é mais extensa do que a gruta

    follow me on Twitter

    quinta-feira, novembro 25, 2010

    Pega um, pega geral

    É triste voltar a constatar que, apesar de continuar a ver filmes (ou séries da TV americana) todos os dias, raramente vou ao cinema. O grande vilão é a falta de tempo, mas a oferta pouco atraente de filmes e salas (e a gente ainda perdeu o Gemini, que era barato, honesto, "roots" a ponto de nem aceitar cartão de crédito e ainda te dava uma simpática paçoca junto com o ingresso), além das projeções porcas e do avanço da dublagem, tem matado a vontade de eu matar a saudade da tela grande.

    E olha que agora eu voltei a ter direito a meia-entrada em uma grande rede de salas, dessas que pagam um salário de fome a seus empregados mas cobram ingresso com preço dos EUA, graças a um convênio com um dos meus três (eu nunca tive cartão de crédito até há um ano e agora tenho três, maldito sistema bancário) plásticos-navalha. Mesmo assim, acabei por não encontrar uma oportunidade para ver "Tropa de Elite 2", o filme que em tese eu comentaria neste texto, embalado pela insistência do Jornal Nacional em mostrar imagens da operação conjunta do Bope com a Marinha na Vila Cruzeiro. E 2010 ainda marca o meu primeiro ano em quase uma década sem ter ido a uma sessão da Mostra, sendo que teve ano que cheguei a pegar cerca de 20 sessões _ número pífio para muitos, mas eu nunca gostei de ver mais de duas sessões em um dia, o que satura olhos e cérebro.

    Para compensar esse intróito deprimente, é com grande alegria que registro minha volta ao curta-metragem, desta vez ganhando em vez de gastar dinheiro (embora este aspecto seja ínfimo comparado à realização de participar de mais uma obra). É um projeto do qual me orgulho muito, capitaneado pela Ana Paul, que _ quem conhece, sabe _ é brilhante. Chama-se "Rarefactum", ganhou prêmio da prefeitura de São Paulo e é um registro preciso e precioso dessa cidade que se tornou minha. Ah, e é falado em latim. Mais detalhes no futuro, se ele chegar.

    ***

    Como os blogs já morreram e não sabem, tenho achado mais interessante registrar o que tenho visto por meio de imagens _ o que é bem mais efetivo do ponto de vista mnemônico (é verdade, continuo fazendo observações rápidas e curtas aqui). E como a proposta deste espaço foi sempre a de se limitar aos textos, esta arte cada vez mais obsoleta e odiada (fotos só foram publicadas aqui quando diziam respeito a filmes nos quais eu estive envolvido), faço esse registro neste endereço: http://umfilme.tumblr.com. Quem já tem um Tumblr pode me seguir, reblogar e, depois de duas semanas (não sei porque o site impõe esse intervalo), comentar.

    Também participei, a convite do Ailton, da Pesquisa Literária feita pelo blog RD - B side. Gostei muito da publicação, com as capas dos cinco últimos livros que eu tinha terminado de ler até o momento da resposta (e eu sempre leio no mínimo umas quatro ou cinco obras diferentes ao mesmo tempo). Então, enquanto eu não volto a publicar por aqui (talvez na semana que vem eu finalmente veja o filme do Padilha, que está caminhando para se tornar o campeão de bilheteria do país), vamos à leitura de coisa bem melhor!

    2 comentários:

    Ana Paul disse...

    Enrubesci

    Marcelo V. disse...

    Pelo menos não vai enrubescer com o filme...

    Na platéia